quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Pin Up das Pin Ups!

        Pra quem não sabe, ontem, dia 22 de abril, comemorou-se o aniversário de uma das mulheres mais lindas (na minha opinião), copiadas e grande ícone feminino de todos os tempos. A imortal, Bettie Page.   
                
Fonte dir: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwVMO1UEH4hiWC1qTEThBCkkcsgScqL4nrjoI_8LEe8ZsQZQkgxj45sQF-P1I4okSieQmxFOH1RtF2OAOLGozA7nT0tCqK45S1Bp4Ficspi7cqL6sMWFbO7ElFNRwFcleKuCV2UKZiDs8/s1600/5a40_Bettie-Page_8.jpg. Acesso em 23/04/2014.
Fonte esq.: http://www.posterparty.com/images/pinup-bettie-page-extatique-olivia-poster-PYR32397.jpgAcesso em 23/04/2014.

        Betty Mae Page, foi uma menina de infância muito sofrida, com direito a todos os “dramas e tragédias clássicas” de qualquer famoso polêmico. Depois de formada como atriz, Betty começou a trabalhar como modelo, e então, se revelou como modelo excêntrica, fotografando em lugares pouco comuns, e geralmente nua. Alguns anos depois, em 1950, seu novo marido (fotógrafo amador), criou a Pin Up Bettie , uma personagem, que de acordo com as histórias contadas, foi criada para resolver um problema de um testa muito larga, que não ficava bem nas fotos. Isso mesmo! a famosa e eternizada franjinha de Bettie Page, foi criada para esconder sua testa, digamos... “avantajada”.
       Bettie, muito visionária, investiu na época em uma marca de biquínis e maiôs criados por ela, que ela mesma vestia em suas fotos. (peças também icônicas até hoje).
       A personagem Bettie, ficou conhecida pelo trabalho de dois fotógrafos (Irving Klaw e Bunny Yeager), um deles, registrou Bettie somente em fotos bondage, fazendo com que a moça tivesse que dar explicações ao senado americano por alusão ao sadomasoquismo. (olha como as coisas funcionavam na época!).                                          
                               

       Fonte dir.: http://www.pinuppassion.com/images/bettiepage2.jpg. Acesso em 23/04/2014.


                                         Fonte:http://www.uncharted.org/frownland/pix/klaws_bettie_page.jpg. Acesso em 23/04/2014.

       Em 1955, pousou para a Playboy e recebeu, das mãos de Hugh Hefner (imagina quantos anos tem essa “criatura” gente!) o título de "A Miss Pin-Up Girl do Mundo", criando aí um laço forte, que permaneceu até os últimos dias de sua vida. Infelizmente, depois do terceiro casamento e de se converter ao cristianismo, Betty sumiu da vida pública, abandonando todos os seus trabalhos.
        Poucos sabem, mas é graças a essa menina polêmica, que gostava de ser fotografada e pensava e agia diferente, que chocou o mundo nos anos 50, que as coisas mudaram muito para as mulheres. As atitudes de Bettie se refletiram em discussões e controvérsias, e deram a liberdade e a autonomia a muitas mulheres de serem, se mostrarem e agirem como quiserem. Além disso, muitas das imagens de Pin Ups que nós conhecemos, vêm de fotos de Bettie Page, as poses, os figurinos, as expressões faciais e  o modo de agir das característico, vem do talento dessa mulher linda e corajosa, que teve ousadia de mostrar seu corpo com sua personalidade sem se importar com o que o resto do mundo iria pensar sobre ela em tempos tão moralistas.

               
Fonte dir.: http://www.posterparty.com/images/pinup-bettie-page-extatique-olivia-poster-PYR32397.jpgAcesso em 23/04/2014.
Fonte esq.: http://api.ning.com/files/ToJ5jLo9NBPRj2K95-nF*uDkxH0Ta6RxoMmT8Jpf2ss2Tb*7X4MzauXFloAtKg-I/Betty_Page_002.jpgAcesso em 23/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário